Elementais - Janaína Carrer




Sinopse: Memórias, família e fé. Arte, profissão e cotidiano. Dissolver o passado e coagular novas formas. Calcinar o corpo na tentativa de sublimar o espírito. Dizem que se pode transformar matéria bruta em matéria nobre...

Performer: Janaina Carrer

Histórico: O projeto “Elementais” iniciou-se como uma série de ações performáticas realizadas numa parceria entre a atriz e performer Janaina Carrer e o artista plástico e fotógrafo Pedro Hurpia.
O trabalho tinha como característica os desdobramentos em diferentes linguagens (fotos e vídeos) a partir de uma ação performática realizada presencialmente pela performer. Este processo de transformação e criação continuada está contido na própria temática do trabalho, que investiga os processos alquímicos de transformação da matéria. Acredita-se que na Alquimia, ao procedimento de transformar metais em ouro insere-se a metáfora da transformação do ser humano, seu processo de transmutação a um estado elevado de consciência. As operações sobre a “matéria”, os corpos/objetos/metais, são ao mesmo tempo operações “espirituais”. Um caminho árduo e infinito que exige disciplina, transformação e  operações (re)significantes sobre a matéria e sobre o espírito. Tomando a Alquimia como inspiração, este projeto buscou nos processos alquímicos metáforas para procedimentos artísticos que implicam na reinvenção do artista sobre si, bem como na matéria de sua obra. Transformação contínua do processo criativo, entre experiência e criação. Estas simbologias e procedimentos desejavam ainda alimentar uma discussão sobre a relação entre homem e mundo, da necessidade  humana de (re)ssignificar-se, para,  operando em si mesmo as transformações necessárias, ser capaz de afetar e transformar o que lhe cerca.
Inicialmente foram escolhidos quatro procedimentos presentes na Alquimia – Solutio (água), Coagulatio (terra), Carbonatio (fogo) e Sublimatio (ar). Propunha-se primeiramente uma ação performática presencial com base nas características de cada procedimento alquímico e em seguida uma nova operação imagética e/ou textual. Duas destas ações performáticas foram realizadas anteriormente: Solutio e Coagulatio.



Solutio – Foto: Pedro Hurpia (jan 2013)



Coagulatio – Foto: Pedro Hurpia (junho 2013)


Para mais informações sobre esta primeira etapa do projeto acesse:
http://acoeselementais.tumblr.com/



A cena:  Depois de uma imersão no texto “Descrição de uma Estado Físico” de Antonin Artaud, para uma cena no curso com o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards” em Pontedera/Itália, o projeto ganhou novas propulsões, emergindo a necessidade de aproximação entre os procedimentos alquímicos e uma “história” pessoal. O encontro com o Núcleo de Projetos, sob orientação de Janaina Leite, tornou-se o lugar propicio para isso. O projeto Elementais desdobrou-se numa nova fase, abrindo possibilidades e instigando novos caminhos a serem percorridos no futuro.   Esta etapa se conclui agora numa cena performática que une os procedimentos alquímicos e uma autobiografia, transitando entre teatro documental, dança e performance.